Home » Geral

Planilha para Controle Financeiro

7 September 2011 No Comment

Você fica sem dinheiro todo final de mês? Não consegue mais controlar os seus gastos? Não consegue mais controlar as contas?

Essa impressão de ter o dinheiro sempre escorregando pelas mãos pode ser mudada se você passar a organizar as suas finanças usando as planilhas do Excel para controle financeiro.

O Controle Financeiro nada mais é que um conjunto de ações voltadas para a análise e controle do seu fluxo de caixa, e isso vale tanto para empresas quanto para pessoas físicas, que querem controlar melhor o seu orçamento. Esse Controle Financeiro é o que permite que a pessoa descubra o porquê de sempre estar sem dinheiro e o motivo pelo qual isso acontece e corrigir o problema de maneira prática. Um controle de caixa eficiente pode mudar a sua situação financeira para melhor. O controle financeiro é uma estratégia importantíssima para qualquer pessoa ou empresa para manter a saúde de sua vida financeira e absolutamente necessária para que você possa controlar seus gastos financeiros e não ter dores de cabeça futuras.

Mas, você deve estar aí pensando: como faço isso? Principalmente se você estiver com dívidas ou pendurado no cheque especial. Por isso, vamos dar aqui dicas para que você consiga fazer o seu controle financeiro:

Não gaste mais do que ganha – Todo mundo sabe disso. O problema é conseguir por isso em prática. Mas pense em tudo que você está gastando, coloque no papel e veja o que é que está “sugando” o seu salário.

Coloque todos os seus gastos em uma planilha – É importantíssimo. A planilha mantém seus gastos organizados, então você fica a par de tudo que ganha, que gasta e onde é empregado este gasto. Mas é imprescindível que isto seja feito com regularidade, pois, se você não tiver compromisso para organizar sua vida financeira, quem é que vai fazer isso por você?

É claro que no começo, a tarefa de computar cada um dos seus gastos é muito chata, mas com o tempo, você mesmo vai perceber a importância de ter essa disciplina. Isso vai refletir diretamente na saúde de sua vida financeira.

Muita gente não tem o conhecimento necessário para desenvolver essas Planilhas, mas mesmo assim, você pode usá-las. É só baixar na internet e preencher os dados solicitados.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode usar o Microsoft Office Excel, que já vem instalado na maioria dos computadores que tem o sistema operacional Windows. E é de simples utilização. Veja alguns exemplos:

Planilhas para controle financeiro

Pessoal

Planilha de Orçamento e Planejamento FamiliarDownload

Planilha simplificada de Orçamento DomésticoDownload

Planilha controle financeiro – Download

Planilha de Simulação de Patrimônio – Download

Controle Financeiro para Condomínios – Download

Controle Diário de Despesas – Download

Para empresas

Fluxo de Caixa – Download

Prazo de pagamento – Download

Planilha de compras – Download

Planilha de compra e venda – Download

Cada uma dessas planilhas tem manuseio simples e pode ser alterada conforme a necessidade de cada um. É só preencher os dados, mês a mês. É possível também fazer um gráfico para comparar os dados e visualizar em qual mês você gastou mais e para onde foi esse gasto. Assim, você se organiza e vê para onde seu dinheiro vai e passa a controlá-lo de forma mais eficiente.

A partir daí, a próxima etapa é verificar e avaliar todas as suas despesas que a essa altura já estão listadas na Planilha de Controle Financeiro. Para quem está endividado, é a hora de começar a cortar gastos desnecessários e diminuir outros que não sejam essenciais. Só assim você vai conseguir equilibrar as suas contas.

Depois disso, você não pode se esquecer de manter a disciplina. Ela é o ingrediente fundamental para ter êxito em qualquer aspecto na vida, especialmente no financeiro. Pague as suas contas atrasadas gradativamente e, assim que puder, comece a poupar.

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para lhe ajudar a controlar sua vida financeira. Boa sorte, caro leitor!

Por Danielle Batista

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.