Home » Geral

Planilha de gastos

22 February 2011 No Comment

Você mantém uma planilha de gastos, um documento cujo principal intuito é registrar as despesas realizadas diária ou semanalmente? Não? Pois saiba que tal documento pode ser muito útil, tanto para a elaboração de uma planilha para o orçamento doméstico quanto para o desenvolvimento de uma planilha para controle de fluxo de caixa em uma empresa.

Uma planilha para controle de gastos pode ser utilizada em várias situações: quando se está endividado e deseja sair do vermelho, está se preparando para uma viagem ou uma compra mais cara (um carro, por exemplo) ou no planejamento para alcançar a liberdade financeira, são somente alguns dos muitos casos em que uma planilha de gastos pode contribuir consideravelmente.

E para que serve essa planilha?

Dependendo de qual é o interesse quanto à planilha de gastos, você poderá focar em redução de gastos por meio de corte de despesas, aplicação das economias em investimentos adequados ao seu perfil de investidor ou simplesmente o acompanhamento do progresso do seu patrimônio líquido.

Caso você esteja no vermelho e esteja buscando sair das dívidas, use-a para compreender onde todo o seu dinheiro está indo e, assim, evitar gastos supérfluos e reduzir gastos essenciais e redirecionar esse dinheiro para pagar as dívidas, livrando-se delas tão rápido quanto for possível.

Se você pretende viajar ou adquirir algo muito caro, sua planilha pode ser utilizada para melhor estimar quando se alcançará o objetivo de economizar todo o dinheiro necessário para tal empreitada. Neste caso, além de ajudá-lo a descobrir quais gastos podem ser reduzidos, sua planilha deveria ajudá-lo a estimar quanto tempo levará para alcançar o total necessário considerando-se o valor poupado até então e quanto se está conseguindo poupar a cada mês.

Mas se o seu objetivo é alcançar a independência financeira, então sua planilha deveria oferecer-lhe um pouco mais de informações, como quanto você está ganhando em seu emprego, em seus investimentos e em seu próprio negócio (caso tenha um) a fim de identificar se os rendimentos passivos já são suficientes para superar não somente seus gastos como também a inflação, garantindo assim que seu capital não se desvalorizará.

Complicou?

Apesar de parecer muito complicada, uma planilha de gastos começa de um jeito bem simples: verifique o artigo Planilha de controle: uma ferramenta útil do Clube do Dinheiro e utilize aquela planilha para o controle de seus gastos.

Entretanto, lembre-se de manter a persistência e disciplina e publicar tudo em sua planilha de gastos, ok?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.